HISTÓRIA

HISTÓRIA DA CIDADE DE CARMO-RJ




Carmo é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma latitude 21º56'01" sul e a uma longitude 42º36'31" oeste, estando a uma altitude de 347 metros. Sua população estimada em 2008 era de 17.784 habitantes.
Até o século XIX, as atuais terras compreendidas nos limites do município do Carmo eram caracterizadas pela presença marcante da Mata Atlântica original e pertenciam a uma sesmaria existente no município de Cantagalo.

Naquela época denominada de Província do Rio de Janeiro, nesta região serrana, resolveram fazer uma derrubada no local, em terras de sesmarias, que quer dizer que eram terras pertencentes ao Império. Por volta de 1832, iniciou-se o povoamento da região através de colonos vindos do norte-fluminense, subindo o rio Paraíba do Sul, dentro do contexto do ciclo econômico do café. 
 
 

Liderados pelo colono Alexandre de Mello, foram estes os seguintes proprietários que também doaram suas terras para que se construíssem, um arraial e um povo: João Henriques Monteiro, Joaquim Antônio Corrêa Neto, João Antônio de Carvalho, João Teixeira da Rocha, Germano Ferreira de Carvalho e Valeriano Maurício de Miranda, principais, proprietários nesta fértil zona, então pertencentes ao município de Cantagalo.
 
 

Foi então promovida a derrubada da floresta no local, construindo ali a primeira igreja matriz em homenagem à Nossa Senhora do Carmo, surgindo assim o Arraial de Samambaia que depois veio a se chamar Arraial de Cantagalo. Conforme informações extraídas do Livro Um Século de História Carmense, que foi editado no ano de 1977, no Centenário da Matriz de Nossa Senhora do Carmo, o povoamento inicial do Carmo teria sido em torno da primeira igreja matriz.
 
 

Iniciamos a história da igreja de Nossa Senhora do Carmo, citando as datas de 26, 27,28 e 29 de maio de 1832, quando os primeiros colonos realizaram um roçado e uma derrubada, preparando o local para edificação da capela do Arraial de nossa Senhora do Carmo, no morro da Samambaia. Nascia ali o núcleo central, do que seria mais tarde a Cidade do Carmo.
Com o desenvolvimento da região, o arraial tornou-se a freguesia de Nossa Senhora do Monte do Carmo, ganhando o nome de Vila do Carmo de Cantagalo.

Em 16 de agosto de 1877, é inaugurada a nova matriz da vila, cujos trabalhos de construção tinham se iniciado em 16 de julho de 1863 que só foram concluídos em 1876.
A emancipação política da vila só vai ocorrer em 1881 e, finalmente, Carmo torna-se cidade no ano de 1889. A transformação em cidade trará profundas conseqüências para o traçado dos logradouros da localidade, a qual passou por um planejamento urbano a fim de projetar o seu futuro crescimento.
 

Em 1921, a Light obtém uma concessão para explorar do potencial hidráulico do rio Paraíba do Sul, na Ilha dos Pombos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário