domingo, 10 de março de 2013

UNIVERSIDADE PARA CARMO

PROJETO PARA TRAZER UNIVERSIDADE RURAL PARA CARMO


Reunião  com o prefeito Odir Ribeiro e a Drª Solange, cientista, professora e pesquisadora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Trata-se de um projeto   para viabilizar a implantação do Polo do CEDRJ e convênios entre as duas instituições. Será realizado no antigo Hospital Colônia Teixeira Brandão, aproveitando toda dimensão do espaço. Será construída uma extensão da Universidade Rural aqui em Carmo, onde a Colônia irá receber todos os equipamentos e professores. Serão muitos cursos dedicados ao área rural, beneficiando toda região agrícola. 

O PROBLEMA DA PRISÃO NA COLÔNIA TEIXEIRA BRANDÃO





O hospital colônia Teixeira Brandão é centro de uma grande confusão política envolvendo uma prisão. Ou seja, existe um projeto do Governo Estadual para se construir uma penitenciária nesse espaço. Mas ninguém quer ser o pai do filho feio. Todos os políticos de Carmo dizem que esse projeto é apoiado pelo grupo de oposição, um jogo de empurra que não tem solução. Chegando na época da eleição, esse tema esquenta, onde todos trocam acusações mútuas. Para resolver essa situação, é necessário que tenha um outro projeto para ocupar aquele espaço. A solução mais apropriada é a criação de uma unidade educacional, mais direcionada a educação agrícola, uma tendência natural da região serrana. 

UMA PARCERIA COM  A UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO 


Os alunos terão toda assistência da Universidade Rural em equipamentos,  livros e laboratórios. Também a faculdade irá enviar  uma patrulha mecanizada para desenvolver projetos entre os produtores. Serão retro-escavadeiras, patrol e  tratores que irão melhorar as estradas e propriedades dos produtores de Carmo. Com a assistência mais próxima da Universidade, haverá uma melhoria significativa das pastagens e preparação do solo para diversas plantações. Muitos outros projetos agrícolas se desenvolverão mediante a presença da extensão da Universidade Fedeal Rural. Também os  jovens terão muitos motivos e estímulos para continuar em suas propriedades, aprendendo novas tecnologias, também para ensinar aos seus pais. Esse é um sonho antigo da pesquisadora  Solange e Engenheiro Agrônomo João Ávila, que foram colegas de classe nessa mesma faculdade. Enquanto Avila  veio para Carmo trabalhar, ela continuou na Universidade para se tornar mestra, dedicando-se às pesquisas cientificas. Parece uma novidade, mas esse projeto existe há alguns anos, onde a pesquisadora Solange era presença constante em  Carmo, vindo  para elaborar esse projeto. Mas impedimentos políticos sempre adiaram esse sonho. Agora esse sonho está perto de se tornar realidade!  


Pela primeira vez na história de Carmo, teremos uma extensão universitária, algo revolucionário para nosso município. Os laboratórios da UFRRJ dispõe dos melhores equipamentos para pesquisas científicas, um  grande presente para todos os carmenses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário